Por Alberto de Avellar – Na série “Simões Filho, a cidade icônica em absurdos”, realmente tem de tudo e mais um pouco. Até mudança comportamental de nobre político em palanque virou atração turística. E isso porque, pelo andar da carruagem, o grande bicho-papão da vez atende pelo nome de Diógenes Tolentino — o famoso Dinha — que, segundo as bocas de fofoca da Avenida e do WhatsApp, já está ensaiando o retorno aos holofotes da fama como pré-candidato a deputado estadual em 2026.
⸻
O SHOW DO VEREADOR SÉRGIO GLAUBER.
O espetáculo da noite ficou por conta do vereador do PT, Sérgio Glauber, que apareceu na requalificação da quadra do COPA 1, na Ilha de São João, com um visual digno de perereca nova (Dentadura): arrumado em cima, arrumado em baixo e cheio de pose para brilhar em seu reduto eleitoral.
O sindicalista raiz — defensor ferrenho dos trabalhadores e da comunidade — não perdeu tempo. Inspirado pelo que ouviu no Pod Pensar, quando o deputado Eduardo Alencar, após um “aperto de mente” do anfitrião Wilson Cardoso, resolveu “abrir o jogo” ao vivo, Glauber tratou de surfar na onda.
Eduardo Alencar, no dito programa, largou o doce: disse que levaria o prefeito Del do Cristo Rei para um bate-papo de pé de orelha com o governador Jerônimo, cobriu Del de elogios e ainda acrescentou que conhecia a primeira-dama — a famosa Fiinha — desde menina.
Pronto. Não deu cinco minutos para o povo criar o refrão mais icônico da semana:
“Se Alencar tá com Del, eu também tô!”
E, claro, o vereador Glauber não ousaria contrariar a voz soberana das ruas.
⸻
O MOMENTO “ABRAHAM LINCOLN” QUE NÃO DEU CERTO
Quando Glauber pegou o microfone de ouro na Ilha de São João, parecia que tinha baixado nele o espírito de Abraham Lincoln, o presidente republicano que aboliu a escravidão nos Estados Unidos.
Mas, como toda perereca (dentadura) nova precisa de test drive, Glauber se imbananou todo.
Ele queria soltar a famosa frase republicana. Queria… mas não conseguiu.
Disse:
“O Governo Del é o Governo do Povo para o Povo!”
E ficou todo mundo esperando o final clássico da frase, que representa o Princípio Republicano:
“Do povo, para o povo e pelo povo.”
Mas nem sinal.
⸻
Para os esquecidos, segue o tutorial republicano
• Do povo → porque o povo paga os impostos;
• Para o povo → porque o povo deve receber os benefícios e benfeitorias desses impostos;
• Pelo povo → porque o povo bota os representantes no poder e tem o direito constitucional de participar da vida pública.
Pronto. Simples assim. Mas para alguns, parece teoria da NASA..
⸻
O IMPORTANTE: A OBRA SAIU!
Apesar do festival de discursos atravessados, a festa foi bonita. A requalificação da quadra é uma reivindicação antiga da comunidade, e, justiça seja feita, o prefeito Del começa finalmente a mostrar a que veio.
O projeto “Um Novo Tempo” está, enfim, ganhando corpo em Simões Filho — mesmo que embalado em refrões populares, frases pela metade e vereadores de perereca nova fazendo cosplay de Abraham Lincoln.
Mas é aquilo:
em Simões Filho, até inauguração vira espetáculo político. E dos bons.

0 Comentários