Ad Code

Responsive Advertisement

AS MULHERES EMPODERADAS DE SIMÕES FILHO!!!

 


Alguns dos mais belos ditos populares, que por vezes seguem até uma linha filosófica, nos fazem refletir em certos momentos da vida. Um deles diz: “Sempre por trás de um homem existe uma grande mulher.” Outro, que gosto muito, diz: “Lembrar é viver.” Principalmente quando tivemos a oportunidade de fazer parte, de alguma forma, da trajetória dessas grandes mulheres que cruzam nossos caminhos e fazem parte do nosso cotidiano.



Por Alberto de Avellar -  Julho 19, 2025


Alguns dos mais belos ditos populares, que por vezes seguem até uma linha filosófica, nos fazem refletir em certos momentos da vida. Um deles diz: “Sempre por trás de um homem existe uma grande mulher.” Outro, que gosto muito, diz: “Lembrar é viver.” Principalmente quando tivemos a oportunidade de fazer parte, de alguma forma, da trajetória dessas grandes mulheres que cruzam nossos caminhos e fazem parte do nosso cotidiano.


Mulheres no Poder – O nascimento de um movimento;

Em 2023, estive com a deputada Kátia Oliveira, esposa do ex-prefeito Diógenes Tolentino (Dinha). Na ocasião, ela me apresentou, ainda em fase de concepção, o projeto “Mulheres no Poder”. Imediatamente, compreendi sua importância e passei a divulgá-lo com o título de “Mulheres Empoderadas”, destacando o papel fundamental da mulher na vida pública.

Fiz isso não apenas pelo carisma natural das mulheres, especialmente quando falamos de ações com cunho humanista — mas também porque sempre acreditei na ampla participação popular na vida pública. E se mais de 52% da população é composta por mulheres, nada mais justo do que vê-las em posição de destaque, com voz e poder de decisão.


Das páginas do anonimato ao centro do poder;

Foram centenas de matérias. Muitos homens, inclusive, chegaram a me criticar — diziam que “a mulherada estava tomando espaço demais”. Mas essas matérias não eram apenas sobre as mulheres já em evidência: também falavam daquelas que atuavam no anonimato, com influência decisiva em suas comunidades.

E, goste quem gostar, foi assim que hoje temos tantas mulheres atuando com destaque nos poderes Executivo e Legislativo de Simões Filho. Mulheres que se tornaram verdadeiras pedras angulares da sociedade simõesfilhense.


As Mulheres Empoderadas de hoje

Tenho orgulho de, hoje, escrever esta matéria. Porque vejo o quanto valeu a pena. E sei que estas “Mulheres Empoderadas” têm transformado nossa cidade com coragem, competência e sensibilidade. Destaco algumas delas:

Simone Costa – Vice-prefeita

Iridan Brasileiro – Secretária

Andreia Almeida – Secretária e Vereadora

Jane Ilce Sena da Costa Nunes – Secretária

Vânia Santana – Secretária

Lilian Sandes – Secretária


E como toda boa crônica carrega suas alcunhas, o povo sabiamente as batizou:

“A Evita Perón simõesfilhense”

“A procuradora das tatuagens”

“A branquela da saúde”

“Minha chapinha de ouro”

“A menina de ouro da Ilha de São João”

“A vereadora, amor da vida de Luciano”


A Primeira-Dama: Fiinha, filha de Dona Marinalva;

E como eu disse no início: “Por trás de um homem, sempre há uma grande mulher.” Em destaque hoje temos Fiinha, a filha de Dona Marinalva. Negra, pobre, mulher de maré-maré, guerreira desde sempre. Lutadora incansável pelas causas sociais e humanistas. Ela, que já esteve nas filas intermináveis dos serviços públicos ineficientes, agora é a Primeira-Dama de Simões Filho.

Uma mulher que sabe o que é a exclusão social. E por isso mesmo recebeu — não dos homens, mas de Deus — a missão de liderar as “Minhas Mulheres Empoderadas”.


O exército feminino em formação;

Não posso deixar de citar outras mulheres incríveis, que fizeram e ainda fazem a diferença. Minhas grandes amigas, cada uma com sua história, sua garra e sua essência:

Mariza Bonfim

Poliana Rocha

Vanessa Lima

Liu do Boticário – Minha neguinha, agente de saúde

Mira do Ponto Parada

Ana Carvalho


Tenho certeza de que, em breve, todas elas serão recrutadas por Fiinha para compor seu exército de mulheres empoderadas — mulheres que não apenas ocupam cargos, mas transformam realidades.


Conclusão:

O tempo mostrou que investir na presença feminina na política e na gestão pública não foi uma aposta, foi uma certeza. Uma certeza de que quando a mulher entra na sala de comando, o cuidado, a empatia e a firmeza andam juntos.

A elas, meu respeito, minha admiração e minha eterna gratidão.

E que venham mais e mais Mulheres Empoderadas para transformar Simões Filho!



Postar um comentário

0 Comentários