Ad Code

Responsive Advertisement

SEGURANÇA - ORDEM PUBLICA E GUARDA MUNICIPAL.

 


A ideia básica desta Crônica é para que os leitores, tenham pelo menos uma base, sobre os conceitos de Segurança Pública, e, a função da Secretaria de Ordem Pública no município de Simões Filho.

Segurança pública é o conjunto de ações e políticas que visam garantir a proteção dos cidadãos e a ordem pública. É um direito fundamental do cidadão e um dever do Estado Democrático de Direito, sob administração de entidades Governamentais Estaduais e Federais, e, do Sistema Judiciário.

A segurança pública tem como objetivo: Proteger a integridade física dos cidadãos, proteger os bens dos cidadãos, garantir o respeito aos direitos individuais, permitir a convivência social pacífica. 

A Secretaria de Ordem pública é o conjunto de princípios, normas e valores que orientam a convivência social, de forma a garantir a segurança e a tranquilidade das comunidades locais. 

A ordem pública é um conceito que se baseia em princípios jurídicos, éticos, políticos e econômicos. Ela é essencial para uma coexistência pacífica e para o funcionamento regular e estável da sociedade. 

A ordem pública é disciplinada por leis que se relacionam com os interesses essenciais do Estado e da coletividade. Essas leis estabelecem as bases jurídicas fundamentais para a ordem econômica e moral de uma sociedade. 

A Secretaria de Ordem Pública, no governo Dell do Cristo Rei, está sob comando de Capitão Toinho, com larga experiência na Segurança Pública, atuando na Policia Militar da Bahia, que terá sob seu comando a Guarda Municipal do Município.

A Guarda Municipal é uma instituição pública que atua na segurança e ordem pública dos municípios com poder de polícia. As suas funções incluem: Prevenir e reprimir a criminalidade, proteger os bens públicos municipais, garantir o funcionamento dos serviços públicos, educar a população sobre os seus direitos e deveres, controlar o trânsito.  As Guardas Municipais são um órgão de segurança pública, equiparadas às demais forças policiais. 

As suas atribuições incluem: 

Patrulhamento ostensivo em locais públicos, responder a ocorrências como acidentes de trânsito, roubos, furtos e agressões proteger bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município, Atuar na segurança escolar, colaborar com outras forças de segurança, A definição clara das suas atribuições é essencial para evitar conflitos com outras forças de segurança. 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários