Ad Code

Responsive Advertisement

SEGURANÇA PUBLICA DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS...

Meus nobres leitores, como Cronistas, meu papel e comentar fatos, sempre com cunho da verdade, a Crise na Segurança Pública, está chegando a índices assustadores e com certeza com as operações para combater a criminalidade o lixo será jogado no quintal das cidades vizinhas da Grande Salvador.

Conforme   "Constituição Federal, Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos" dentro deste bojo tenho que parabenizar o Cientista Politico Sargento Santos, pela belíssima analise do panorama geral das Guardas Municipais, e, suas deficiências nas cidades Limítrofes da Grande Salvador, e, principalmente de Simões Filho, onde se chega a triste conclusão que o Governo Diógenes Tolentino (Dinha), em momento algum de sua administração não se preocupou com o  prata  da casa a Ordem Pública do Munícipio, e, seus guardiões a Guarda Municipal.

 

MATERIA  NA INTEGRA SARGENTO SANTOS - CIENTISTA POLITICO.

Diante do aumento da violência em todo o país, todos os políticos buscam mecanismo para o enfrentamento às facções criminosas que causam uma sensação terrível de insegurança.

Na Bahia, vários Gestores Municipais já fizeram seus planejamentos acreditando na necessidade de contribuir com o Estado e automaticamente transmitir para a população as garantias constitucionais que lhes são de direito.

Em Salvador, o Prefeito reeleito Bruno Reis, apresentou propostas para o enfrentamento à violência, focando na Guarda Civil Municipal e prometendo aumentar o efetivo da mesma, implementar câmeras corporais, bem como rondas para garantir as seguranças das mulheres vítimas de violência doméstica, aos estudantes e inibir os constantes arrombamentos aos estabelecimentos escolares, tendo em vista, segundo ele, a inoperância do Estado.

A Prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis, prometeu fortalecer a Guarda Civil Municipal e implementar programa contínuo de capacitação e valorização da tropa, focando no aprimoramento técnico, psicológico e físico dos agentes, com investimentos modernos para proteção do patrimônio público, criando programas de policiamento comunitário, bem como fazer a integração das forças de segurança e fiscalização, com a finalidade do combate a violência.

O Candidato a Prefeito do União Brasil, Flávio Matos, prometeu reativar a Guarda Civil Municipal, onde na sua visão já se encontra extinta desde 1997, pois todos os 128 GCMs existentes, estão em desvios de função e prestes a se aposentarem, onde fará abertura de novo concurso público, bem como a aquisição de viaturas e equipamentos.

Flávio ainda deixou claro que a prefeitura de Camaçari, gasta R$ 5 milhões por ano ajudando a Polícia Militar, mas pretende redirecionar o dinheiro gasto com a PMBA para fortalecer a Guarda Civil Municipal.

Em Simões Filho, infelizmente, temos uma Guarda Civil Municipal totalmente acabada!

Hoje o seu efetivo é composto por poucos GCMs que na sua maioria se encontram aposentados e doentes.

Além disso, a GCM passa por um grande problema estrutural e administrativo, pois não possui sede própria, não tem CNPJ, não possui órgão correcional e o concurso público realizado pela prefeitura através da empresa contratada "Concepção - Consultoria", cometeu vários erros, principalmente quando obrigou aos aprovados para cadastro de reserva fazerem exames médicos e o Teste de Aptidão Física (TAF), produzindo prejuízos financeiros, mesmo sabendo que o edital apenas oferecia 5 (cinco) vagas.

Mas, diante da violência desenfreada que o Estado está passando, acredito que o Prefeito eleito Del, terá a chance em 2025 de também contribuir com o combate à violência, aumentando, organizando, equipando e preparando uma nova Guarda Civil Municipal, sem permitir que ela fique sob responsabilidade de pessoas desqualificadas e que sucatearam a GCM de Simões Filho.



Sgt Santos

Postar um comentário

0 Comentários