Conforme a pesquisa, das 120 cidades baianas onde há ônibus municipais, a cidade de Simões Filho, ficou em destaque como a 5º colocada em 2017, com uma frota de micro-ônibus adaptada: ficando em 1° lugar Feira de Santana, sendo seguida por Irecê, Itabuna e Jacobina.
O transporte público de Salvador é o quinto
pior do mundo, segundo estudo da Expert Market divulgado pela revista Época.
O
levantamento levou em conta fatores como tempo de viagem, distância percorrida,
tempo de espera, as baldeações necessárias em uma única viagem e o custo
mensal, conforme o salário médio da população.
Na Bahia, 95% dos municípios onde há ônibus
municipais não cumpriam, até o ano de 2017, a Lei nacional de acessibilidade,
que estabeleceu que toda a frota de veículos de transporte coletivo do país
estivesse totalmente acessível desde 2014. O levantamento consta na Pesquisa de Informações
Básicas Municipais (MUNIC), referente ao ano passado, divulgada nesta
quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na cidade de Simões Filho em 2016, no Governo Eduardo Alencar, foi
sancionado o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, e dentro dos parâmetros
legais o Plano de Sistema de Transporte, na transição de Governo Eduardo
Alencar para Diorgenes Tolentino Oliveira (Dinha) fora deixado em operação, uma frota de 60 micro-ônibus,
com acessibilidade, bilhetagem eletrônica, pontos de horários definidos para
todos os bairros das 4 horas as 23horas e 30 minutos, incluindo domingos e
feriados com frota reduzida.
Sete
anos e sete meses do Governo Diorgenes Tolentino Oliveira (Dinha) o Sistema de
transporte vivencia um dos piores momentos, da história de Simões Filho e da Bahia,
transporte simplesmente não existe e, acessibilidade ficou somente nos ditames
da Lei Nacional de Acessibilidade.
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