A COOPETRANS sendo 100% Simõesfilhense, em sua trajetória de mais de de16 anos de fundada, faz
parte da História de Simões Filho-Bahia,
sempre lutando pela melhoria do Sistema de Transporte, por seus cooperativados,
em defesa do povo e seus direitos.
E nesta caminha fora responsável pela maior batalha jurídica nunca
vista no município, luta pela liberdade, pelo Estado Democrático de Direito, pela Dignidade Humana e por
todos sobre sua tutela, pois não a como sepultar os crimes contra a vida, torturas,
corrupção, e desmando em nome de um Sistema
arcaico de Transporte, onde as Leis não são cumpridas a fim de beneficiar
alguns e esquecendo quem de direito.
Sabemos que á muito a construir, diante do acumulo de décadas de
injustiças sociais, mas, há evidencias de existir, boa vontade por parte do
atual Governo Diógenes Tolentino (Dinha)
de mudar o Sistema de Mobilidade Urbana
no município, onde o eixo principal é Transporte,
Transito e cumprir os determinantes nas Leis especificas e povo tem retribuído com a compressão de
que está melhorando seu modo de vida, mas ainda a muito a fazer.
No próximo dia 18 de agosto de 2022 é encerrado os prazos dados pelas Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, instaurados na investigação, sobre o cumprimento do TAC DE 2011, onde fora ouvido o Secretario de Mobilidade Urbana, o suposto Consultor Técnico de Transporte (deverá apresentar a nomeação ou contrato) e a PGM.
Quando os depoentes omitiram a veracidade dos fatos, sobre o cumprimento na integra do referido Termos de Ajustamento de Conduta, não tendo as provas cabais que colocou em pratica o Plano Diretor do Sistema de Transporte,
elaborado pela COOPETRANS, com provas registradas e com o parecer favorável do escritório Regional de Simões Filho e da Corregedoria
do Ministério Público, em março de 2017, que originou a Lei Municipal 1048/2018.
Ainda conforme Ata firmada em 21 de julho de 2022 o Secretario de Mobilidade Urbana e o Consultor técnico alegam :
"Acreditar no cumprimento de quase todas a integralidade, especialmente no que concerne a atualização legislativa".
O principal objetivo da COOPETRANS e de seus associados, não é gerar uma nova Batalha Jurídica e sim, participar deste momento de amplo Desenvolvimento, retornar suas atividades na sua linha Simões Filho x Camaçari, nossos associados tem este direito líquido e certo garantido inclusive por duas sentenças judiciais, e a diretoria da COOPETRANS, está mais uma vez lutando para que estes direitos sejam concretizados, mesmo que se necessário o for irá executar as sentenças judiciais e tomar as medidas cabais para que a lei seja cumprida.
BIOGRAFIA DE ALBERTO
DE AVELLAR
ALBERTO DE AVELLAR, pai de 5 filhos
legítimos e 4 de criação, natural de Porto Alegre (RS) nascido em 01 de março
de 1957 filho de Armando Rodrigues de Avellar, presidente do Banco Sul
Brasileiro e Yolanda Assis de Avellar, uruguaia, com a morte do pai, dois meses
antes de seu nascimento aprendeu a viver com crises sociais, familiares e
econômicas.
Ainda muito jovens
participou de movimentos estudantis, trabalhando, consegui-o concluir seus
estudos e como naquele período não existia no Brasil ensino superior em Turismo se especializou na Argentina, em anos
muitos difíceis devido o regime ditatorial militar, sendo contratado como guia de turismo Internacional pela Viagens
ATI, teve oportunidade de conhecer oito países quando aflorou o espirito
pelo ativismo Social pelos Direitos
Humanos e o combate contra a exclusão Social.
Em 1982 com o conflito
entre Inglaterra e Argentina (Guerra das
Malvinas) teve interrompida sua atividade como guia de turismo
Internacional, tendo que voltar ao Brasil para sobreviver e alimentar seu Filho
Marcelo Vergara de Avellar – Campeão
Paulista de Kart , trabalhava como motorista de taxi, quando ingressou
na SUDESTE empresa responsável pelo
Sistema de Transporte em sistema de canal viário com ônibus articulado, fez
cursos especializados no exterior como instrutor de planejamento viário.
Em 1986, recebeu
convite para gerenciar uma rede Hoteleira na Bahia, aqui chegando implantou
vários hotéis de classe quatro e cinco estrelas, foi gerente de operações
sênior do grupo palheta, quando convidado para operacionar a Associação atlética da Bahia,
realizando vários shows entre eles o lançamento de Tieta do Agreste com Luiz
Caldas.
Em 1998 até mesmo
movido pelo espirito do Ativismo Social, fundou o Projeto Cultural Odara no bairro mais negro do Brasil voltados as raízes das Matrizes Africanas,
como o preconceito racial é como era muito grande e por ser branco, sempre
viveu nos bastidores, foi organizador da Caminhada da Paz da Liberdade que deu
origem ao Dia da Consciência Negra, criou o primeiro Bloco de Carnaval “Criança Carente Também é Gente” e
recebeu dois Prêmios Bem Eficientes Internacional, sendo destaque entre os 50
melhores administradores de ONGs do Brasil, tendo no currículo a qualificação
de mais de 45 mil Jovens para o Mercado de Trabalho.
Em 2008 foi convidado
pelo então Governado Jaques Wagner,
para implantação do programa Jovens
baianos na cidade de Simões Filho, onde ocorreu o maior desfio de sua vida,
após uma retaliação política literalmente foi expulso da Casa Legislativa, em um fórum de Debates quando falou que o grande
problema de Simões Filho era que Simões Filho, apontava como 17° cidade mais violenta do Brasil.
Como tinha Filho, em
Simões Filho, resolveu ficar no município a fim de fazer ´pesquisa mais solidas
sobre o modo de vida no município e nada melhor para tanto, que um trabalho no Sistema de Transporte, durante 2 anos
foi ceaseiro trazendo mercadoria da ceasa para o mercado municipal, após foi
trabalhar nas Kombis com a entrada dos micro ônibus a pedido de Eliel dos Prazeres reativou a COOPETRANS
e deu entrada no Ministério Público com
um Projeto de Qualidade no Sistema de Transporte que gerou o famoso TAC-
Termo de Ajustamento de Conduta de 2011.
Nos últimos 13 anos é
responsável pela maior Batalha Jurídica do Sistema de Transporte, teve que
colaborar como Construtor do PDDM lei 995/2016
foi idealizador do Colegiado de Direitos
Humanos, responsável pela revogação de várias leis municipais consideradas
uma afronta a Constituição de 1988, idealizador do Plano Diretor do Sistema de Transporte com o estudo, diretriz e
legislação especifica de regulamentação com parecer favorável do Ministério Público do Estado da Bahia e revisão da
Corregedoria do Ministério Público, devido sua luta pelo Sistema de
Transporte enfrentou diversas batalhas Jurídicas e ficou conhecido como o Rei dos Clandestinos o líder maior dos
trabalhadores em transporte Alternativo Intermunicipal e com certeza foi a pessoa
que mais participou, como orador em
audiencia publica no Estado da Bahia sem ser Parlamentar...
“Entendo como Ideologia no mais puro Estado Democrático de
Direito – Igualdade, o conceito do “Povo para o Povo”, o povo paga seus
impostos com o suor de seu trabalho, contribuindo com os cofres públicos e este
dinheiro tem que retornar ao povo em forma de Benefícios para um todo e não
apenas para alguns, somente assim teremos uma preservação dos Princípios da
Dignidade Humana”
Alberto de Avellar , hoje é domiciliado
em Simões Filho como munícipe legitimo e
mesmo tendo sua saúde debilitada devido a um tumor no Pulmão como sequelas da
Pandemia do corona vírus, não aceitou fazer o tratamento em outro lugar a não
ser no município de Simões Filho e continua sua luta pelo amplo desenvolvimento
no município, levando informações a população em seus veículos de comunicação e
hoje é comentarista político nas cronicasdobomvelhinho.blogspot.com,
como e chamado carinhosamente pela população da Boa Terra Boa Gente.
0 Comentários