Por Alberto de Avellar - Mais um capítulo da novela política de Simões Filho, reacende a esperança da oposição... Justiça Eeitoral reabre prazo para contrarrazões na AIJE- Abuso de Poder Econômico e Político, contra Del, Dinha e Simone Costa.
A novela política de Simões Filho acaba de ganhar um novo e decisivo capítulo. O juiz Leonardo Carvalho Tenórida o de Albuquerque, da 33ª Zona Eleitoral, proferiu despacho no processo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600723-81.2024.6.05.0033, que apura abuso de poder econômico e político envolvendo o ex-prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), o atual prefeito Devaldo “Del” Soares de Souza e a vice-prefeita Simone Oliveira Costa.
Na decisão, publicada nesta terça-feira (5), o magistrado mantém a decisão anterior e determina a intimação das partes investigadas e do Ministério Público para que apresentem contrarrazões no prazo legal. Após isso, o processo subirá para julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), onde será analisado pelo colegiado da Corte.
“Mantenho a decisão por seus próprios fundamentos. Intime-se a parte investigada e o Ministério Público para que, querendo, apresentem contrarrazões, no prazo de lei. Após, à Superior Instância, com as cautelas de praxe”, diz o despacho assinado pelo juiz eleitoral.
Esperança da oposição e expectativa de justiça
A decisão reacendeu o ânimo da oposição e dos que aguardam que a Justiça Eleitoral faça valer o princípio da moralidade pública, aplicando as penas de inelegibilidade e perda de mandato aos acusados, caso o abuso de poder seja confirmado.
O processo, que vinha sendo alvo de idas e vindas, parecia ter esfriado após pareceres favoráveis aos investigados. No entanto, com o novo despacho judicial, a chama da esperança voltou a acender entre os servidores públicos, militantes e cidadãos que denunciaram irregularidades na utilização da máquina pública durante as eleições de 2024.
“É mais uma prova de que o caso ainda está vivo e que a verdade pode prevalecer. A Justiça tarda, mas não falha”, comentou um líder da oposição sob reserva.
O que está em jogo...
A AIJE acusa os investigados de utilizarem a estrutura da Prefeitura para obter vantagens eleitorais, configurando abuso de poder econômico e político, o que, se comprovado, pode resultar na cassação dos mandatos de prefeito e vice e na declaração de inelegibilidade de todos os réus por oito anos.
Com a reabertura do prazo para as contrarrazões, abre-se o caminho para o TRE-BA reexaminar as provas e decidir se o caso seguirá para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dependendo do desfecho em Salvador.
Processo: AIJE nº 0600723-81.2024.6.05.0033
Juiz: Leonardo Carvalho Tenório de Albuquerque. Comarca: 33ª Zona Eleitoral de Simões Filho – BA - Publicado no Diário Oficial 06.11.2025 as 21.42 minutos.

0 Comentários