Para muitos que lerem esta Crônica, iram se alardear
que estou defendendo o Governo do atual prefeito Dell do Cristo Rei, e sua Primeira-dama, Marileide França, no
Brasil é o título da anfitriã, tradicionalmente a esposa dos prefeitos,
Governadores e Presidente. Embora o papel da primeira-dama nunca tenha sido
definido oficialmente, ela figura proeminentemente na vida política e social da
nação.
No caso da atual Primeira Dama do município de Simões
Filho, ela vem demonstrando que está mais focada nos últimos 40 dias de Governo
mesmo com todos os problemas Financeiro/Politico/social, em dar oportunidades
reais para o povo, seguindo o conceito, “do
povo, para o povo e pelo povo”.
Em 1863, Abraão Lincoln, Presidente dos USA,
faz seu famoso discurso exaltando o poder “do
povo, para o povo e pelo povo”. Quem se perguntar sobre o significado da
soberania popular certamente encontrará uma resposta que remete a algo desta
célebre fala no cemitério de Gettysburg. Ou, para usar os termos de Daniel Lee (2016, p. 10), estamos diante de um conceito que é, ao mesmo
tempo, uma “teoria regulatória do governo” (“para o povo”) e uma “teoria constitutiva
da autoridade pública” (“do povo”).
Neste
trabalho, contudo, nos interessa perceber como a soberania popular está
associada a uma ficção que determina a origem e o exercício do poder político,
partindo de uma revisão d’O Contrato Social (2006 [1762]), de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).
Chamamos a atenção que há uma tensão inevitável
entre esses dois aspectos da soberania popular, e que muitas vezes passa ao
largo da reflexão de autoras e autores contemporâneos. Para dizer de outro
modo, a familiaridade da ideia de povo como um sujeito político democrático
encobre uma conexão nada trivial entre a soberania popular, o poder
constituinte e a prática política constituída.
Nesse sentido, pretendemos destacar que não há
uma definição estática que nos permita apontar com precisão os limites e as
qualidades daquilo que chamamos “povo”.
Tomando a clássica formulação de Rousseau como
ponto de partida, investigaremos a distinção entre a origem e o exercício do
poder político, apontando para a força da conexão entre a participação e a
vontade geral, e para o seu impacto sobre o conceito de soberania popular no
contexto democrático contemporâneo.
Mas, todavia, contudo, caso a Primeira Dama de Simões
Filho Marileide França, continue seguindo estes conceitos Históricos o que
posso falar a não ser que ela está no caminho certo e terá meu total apoio.
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