Ad Code

Responsive Advertisement

ERI COSTA UM GRANDE ESTADISTA.

 


Hoje a população de Simões Filho-Bahia, teve a oportunidade de ajudar ao ancora do Panorama de Notícia, Ataíde Barbosa, que sabatinou o Presidente da Casa Legislativa, Eri Costa, o programa foi transmitido ao vivo pela Rádio Simões Filho Fm 87.9 e pelo Facebook.

Seria até mesmo injusto de minha parte, tecer qualquer comentário sobre a postura de Eri Costa, nesta entrevista ou como Presidente da Casa do Povo, já que venho sempre declarando que Eri Costa, vem se destacando no mundo político e realmente se tornou um Estadista embora discorde em alguns de seus posicionamentos a nível de políticas públicas, mas não seria surpresa para mim ou para outros pensadores, que o prefeito Diorgenes Tolentino (Dinha) a escolha como seu sucessor.

Estadista ou homem de Estado, na definição de Houaiss, é pessoa versada nos princípios ou na arte de governarativamente envolvida em conduzir os negócios de um governo e em moldar a sua Política; ou ainda pessoa que exerce liderança   política com sabedoria e sem limitações partidárias. 

Para Aristóteles o grande filósofo, o que o estadista mais quer produzir é um certo caráter moral nos seus concidadãos, particularmente uma disposição para a virtude e a prática de ações virtuosas.

Já no livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel, a condução do Estado é considerada uma arte, e o estadista, um autêntico artista. Para Maquiavel, assim como para Quentin Skinner e Merieau Ponry, o estadista é adaptável às circunstâncias, harmonizando o próprio comportamento à exigência dos tempos, sua virtù é a flexibilidade moral, a disposição de fazer o que for necessário para alcançar e perenizar a glória cívica e a grandeza - quer haja boas ou más ações envolvidas.

 

Postar um comentário

0 Comentários