Ad Code

Responsive Advertisement

É REPUGNANTE QUANDO O SERVIDOR PUBLICO É DESACATADO EM SUAS OBRIGAÇÕES.



É até mesmo revoltante para todo e qualquer servidor público, seja ele, Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários, Vereadores, até o de menor escalão, ser acusado de estar fazendo política em busca de votos, neste período de mudança busca climática, o servidor público é funcionário do povo e, recebe dos cofres públicos, que são abastecidos com o dinheiro dos impostos do povo, para voltar para o povo em forma de serviços prestados.

O servidor público, tem um papel decisivo na Gestão Pública, pois sua missão é a de servir o interesse coletivo, demonstrando comportamento inquestionável, mantendo sigilo e ética.

Segundo a Constituição, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais. Desse modo, nosso "cliente" é o cidadão.

Está previsto no artigo 331 do Código Penal e trata-se de crime da competência dos juizados especiais criminais. Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

O que pode ser considerado desacato ao funcionário público?

Quando o sujeito ativo humilha, desrespeita, desprestigia o funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela, ele pratica o crime de desacato. Alguns exemplos são xingar um funcionário público, apontar o dedo na face do funcionário, gestos obscenos, dentre outros atos.

 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Como tratar servidor público?

    O texto torna ainda oficial o uso da forma de tratamento “senhor” ou “senhora” nas comunicações com agentes públicos.
    Qual é a ética e a moral no serviço público?
    Valores do serviço público

    O código de ética no serviço público exige a moralidade do trabalhador e atrela sua atuação à cidadania e ao respeito à comunidade. No artigo IV, o documento cita que a remuneração do servidor público vem dos impostos pagos por todos os cidadãos, inclusive por ele próprio.

    ResponderExcluir