Ad Code

Responsive Advertisement

COROA DA LAGOA UM CASO DE VIDA OU MORTE...

 



A abertura desta crônica que não passa de um comentário, embasado em fatos reais através de imagens e vídeos  é a busca do entendimento coletivo do que está ocorrendo na Coroa da Lagoa no município de Simões Filho-Bahia, e pode não agradar a muitos...




O homem é o grande predador da natureza é o animal predador que nem sempre mata para se alimentar, que destrói simplesmente por ganancia e talvez seja o único dos predadores que aniquila a vida simplesmente por aniquilar, e quando a mãe natureza dá o troco, procura culpados, mas ele é o grande predador, desta história.

Nesta segunda-feira (26) a população fez um manifesto sobre o que está ocorrendo na localidade a qual tem uma Lagoaé o nome utilizado para designar uma depressão de formação natural que armazena de maneira constante uma elevada quantidade de água. A água contida em uma lagoa pode ter várias origens, como: nascente própria, água da chuva, e de rios.

Em verdade o homem por ser o grande predador da natureza, invadi-o de forma desordenada as margens da Coroa da lagoa, com edificações irregulares e sem as devidas orientações técnicas, inclusive sem as devidas fiscalizações dos entes públicos, com estas edificações, vieram  junto a falta de saneamento básico, jogando no leito da lagoa, os detritos humanos, fezes e urina, além é claro da falta de educação ambiental, jogando diariamente o lixo doméstico, incluindo resíduos plásticos, e outros tipos de entulho, obstruindo o  fluxo natural das aguas que correm para o leste em busca do mar.


Todavia, contudo, para conter as aguas de invadir as construções irregulares, fora criado válvulas de escapes que conduziriam as aguas em excesso, através de manilhas para os canais, mas devido ao grande número de im-inmudizes jogadas as margues da lagoa está manilhas entupiram, não permitindo a vazão das aguas, ocorrendo assim  a céu aberto ocorrendo o alagamento de todo o bairro, com aguas fedidas, devido à grande quantidade de fezes e urina humana que provocaram a criação de um grande viveiro de ratos, baratas, mosquitos e animais peçonhentos.


Por outro prisma, estas manilhas atravessam a Av. Elmo Cerejo de Farias, principal via de acesso ao município, e com o aumento da população de forma desordenada será necessário substituir as manilhas por novos equipamento, mas para tanto o excesso de agua da lagoa que já invadi-o as casas, devem ser drenada através de bombas hidráulicas, o transito e mobilidade urbana ser alterado, moradores serem retirados do local, devido o perigo de desabamento das construções irregulares e tudo isto demanda de tempo e muito, mais muito dinheiro.


Se você meu caro leitor chegou até aqui agradeço muito e espero que tenha entendido a material de forma totalmente imparcial em razão de não ser uma questão meramente politica e sim de preservação do meio ambiente e não podemos mais aceitar que casos como este continuem a acontecer sem as devidas medidas judiciais cabíveis.

Postar um comentário

0 Comentários